domingo, 14 de dezembro de 2008

O Desastre de 1871.

Incêndio de 1871, Chicago, Illinois.




Com uma rapidez maior que a de seu crescimento, Chicago é arrasada quase que por inteira em um catastrófico incêndio que ocorre em 1871. O incêndio se alastra facilmente pela cidade pelo fato de cerca de 90% dela ser construída de madeira, devastando toda Chicago.
A princípio é duvidosa sua reconstrução, com receio de um novo desastre, mas de fato esta é inevitável e Chicago começa novamente a ser reconstruída. Esta reconstrução se intensifica entre a década de 80 e 90, e devido sua localização, já em 1880, passavam por Chicago mais de 40 vias férreas importantes, e em 1905, Chicago já tinha importância mundial por suas linhas ferroviárias.
A reorganização da cidade não acontece aleatoriamente e nem mantendo a organização antiga. A disposição dos quadrados regulares de Chicago foi considerada satisfatória até meados do Século XIX, mas no fim deste e início do Século XX torna-se indispensável a modificação da antiga organização. Os projetistas da época aproveitam-se da tragédia ocorrida para redesenhar a cidade que somente em 1909 recebe o plano regulador de feito por Burnham e Bennet, uma tentativa formalística de colocar ordem no corpo desmedido da cidade.
Mas o desastre de 1871 não modificou somente a cara das ruas de Chicago, mas também deu nova cara para arquitetura através de um novo espírito. Os artistas e arquitetos de Chicago decidem que ali deveria não renascer uma arquitetura já conhecida, mas sim nascer uma nova arte, uma nova arquitetura, de identidade própria, e assim cria-se um novo estilo, o estilo americano.

Restos da cidade destruída pelo incêncio.

Nenhum comentário: