domingo, 14 de dezembro de 2008

O Início ao Encontro de um Rio com um Lago.

Em 1804, em meio ao contexto da “Corrida para o Oeste”, é fundado o Forte Dearbon no desemboque do rio Chicago com o lago Michigan.
Reconstruído em 1812 após um ataque indígena, recebe ao seu redor alguns pioneiros, até que em 1830 lhe é concebida o título de cidade, onde, diferente da realidade colonial brasileira, segue uma tradição americana onde a organização das cidades dá-se pela divisão, no caso de Chicago, de uma área de meia milha quadrada (equivalente a 804 metros quadrados) em quadrados regulares, dos quais foi feita a divisão dos lotes. Este tipo de organização por quadrados regulares permite um crescimento ordenado conforme a demanda de espaços na cidade, o que acontece rapidamente em Chicago, chegando a uma área de cerca de 190 milhas quadradas (305 Km²) e aproximadamente 1.700.000 habitantes.
Chicago, desde seu início, já começa se mostrando uma cidade promissora, na economia, pois estava situada em local mais que privilegiado no MidWest. Da cidade tinha-se acesso a Nova Iorque e toda Costa Leste através do canal Éric, pelos Grandes Lagos e rio São Lourenço ao Atlântico e à Europa, e pelo canal Michigan, o Mississípi e o Golfo do México, de onde se tem acesso ao Pacífico e Costa Oeste. Como se não fosse o bastante, Chicago ainda conta com as linhas férreas que por ali tanto passavam como se aumentavam.
Era promissora também no meio arquitetônico, pois seu rápido crescimento somente foi possível através de uma nova técnica de construção inventada ali por um homem chamado George Washington Snow: a Balloon Frame.

Nenhum comentário: